O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído pelo Decreto Presidencial de nº 6.286/2007, o programa surgiu como uma política intersetorial entre o Ministério da Educação e o Ministérios da Saúde visando à integração e a articulação permanente da saúde e da educação e tendo a perspectiva da atenção integral (atenção, promoção e prevenção) de crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico, no âmbito de unidades básicas de saúde, e também das escolas, realizadas pelas equipes de Educação e Saúde de forma integrada.
O Programa Saúde na Escola foi criado pelo governo em meados do ano de 2003. Além de visar a prevenção de doenças, o programa também tem o intuito de levar informações aos adolescente e jovens sobre o uso do preservativo para evitar a gravidez e as doenças transmitidas através das relações íntimas. Através das ações, o Programa Saúde na Escola também visa à melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
Através dos métodos utilizados no Programa Saúde na Escola (PSE) para contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de diversas ações de promoção, prevenção e também atenção à saúde. Visando todos esses aspectos o Programa Saúde na Escola foi constituído por cinco componentes para alcançar os propósitos em questão, sendo eles:
- Avaliação das Condições de Saúde das crianças, jovens e adolescentes que estudam na rede pública;
- Promoção de atividades, promoção da Saúde e da Prevenção;
- Capacitação dos Profissionais da Saúde, da Educação e de Jovens, por meio da Educação Permanente;
- Avaliação e Monitoramento da Saúde dos Estudantes;
- Avaliação e Monitoramento do Programa nas escolas da rede pública.